A Ponte Pensil Alves de Lima fica entre os municípios de Ribeirão Claro (PR) e Chavantes (SP), é uma obra arquitetônica linda, patrimonio histórico, que foi tombado pelo Conselho de Defesa do PAtrímonio Histórico, Arqueológico e Artistico do Estado de São Paulo (Condephaat) desde 1985 e pela Coordenadoria do Patrimônio Cultural do Paraná (CPC) em 2001.
A Professora Silvia Borba Zandoná Cadenassi, do Colegiado de Pedagogia da UENP, e moradora de Ribeirão Claro desenvolveu projeto para compor material impresso para as bibliotecas da UENP e dos municípios da região, com o objetivo de programar estudos e estratégias sistematizadas para compor um acervo memorial sobre a Ponte.

Localização: Estrada Municipal Chavantes-Ribeirão Claro sobre o Rio Paranapanema
Número do Processo: 24173/85
Resolução de Tombamento: Resolução 65 de 02/12/1985


A construção da Ponte ocorreu no início dos anos 20 do século passado, em específico no ano de 1918, tendo como principal idealizador o proprietário da fazenda Monte Carlo, Antônio Manoel Alves de Lima, localizada nas proximidades do Rio Paranapanema. O fazendeiro Alves de Lima também era proprietário da firma "Alves de Lima e Cia", dedicada ao comércio e exportação de café. 
Ciente da necessidade da expansão de suas propriedades, Alves de Lima encomendou estudos sobre a construção de uma ponte que facilitasse a travessia do Rio Paranapanema. Devido a condições econômicas e características locais, optou-se por construir uma ponte metade pênsil e metade fixa, com tecnologia inglesa.
Contando com a preciosa ajuda financeira do Município de Ribeirão Claro (PR), o intuito era favorecer uma ligação entre a Estação Chavantes da Estrada de Ferro Sorocabana com a cidade paranaense. O engenheiro foi Celso Valle e sua inauguração ocorreu em 04 de dezembro de 1920.
Ela apresentava dois vãos vencidos por treliças de madeira tipo Howe, outros dois vencidos por vigas simples, também de madeira, e finalmente, o canal, com vão que media aproximadamente 80m, transposto por uma estrutura pênsil. "A construção da ponte foi iniciada em 12/11/1918 e inaugurada em 04/12/1920, sendo que originalmente era composta por dois tramos em treliças de madeira tipo Howe, dois tramos de vigas simples e um tramo de pênsil, também de madeira". (IPT-RT 68114, 2004, p. 3/12).


Contando com uma extensão de 164m, sendo 82,5m no setor pênsil e 81,5m no setor não pênsil, com largura total de 4,10m e 2,88m de vão livre, está apoiada por seis pilares de concreto, suspensa e mantida por 14 cabos de aço apoiados em duas torres de concreto armado, com 18m de altura. Os cabos são ancorados diretamente na rocha do lado do Paraná, e do lado de São Paulo descem da torre até o rio, onde a rocha aflora, com grande inclinação (38,5º), em poços furados na própria rocha com proteção até o nível da enchente máxima por maciço de concreto ciclópico, que também serve de ancoragem (amarração) dos cabos horizontais de contraventamento do estrado.
Cabos de contraventamento parabólicos foram amarrados a um poste de concreto armado, construído em poço aberto no chão. A inclinação dos cabos é de 15º e os mesmos penetram em poço aberto na rocha. Estes passam por baixo do estrado e em cavaletes horizontais de concreto armado.
2. Processo de restauro das vigas transversinas de madeira do tramo pênsil da ponte Alves Lima.
O tramo pensil da ponte possui 38 vigas transversinas, compostas por duas peças de madeira da espécie Itaúba – Mezilaurus sp., Lauraceae, nas seguintes dimensões:
Superior: Largura 250mm/ Espessura 240mm/ Comprimento 6300mm.                  
Inferior: Largura 250mm/ Espessura 240mm/ Comprimento 6300mm. 


O Blog ainda está em construção, e pode ser acessado pelo link http://pontepensilrclaro.blogspot.com.br/