Anos 50! Que doçura deve ter sido viver nesta época. E principalmente viver uma adolescência nela. Onde a diversão se resumia em encontrar-se em lanchonetes para escutar rock 'n roll na Jukebox. Os homens seguiam como ideal a rebeldia e gostavam de andar de lambreta vestindo suas jaquetas de couro e calças jeans surradas ao estilo James Dean (um dos ídolos cinematográficos da época). Já as mulheres, se apaixonavam por caras rebeldes e deliravam ao som de Elvis Presley e outros ídolos músicas da época, usavam saias rodadas e rabo de cavalo preso bem no alto da cabeça. Internet naquela época era coisa de E.T e as pessoas realmente se relacionavam, e o amor parecia algo realmente sagrado naquele tempo.


Amor e Rock ‘n roll esses são as bases que sustentam “La Bamba”. Filme lançado em 1987 que retrata a biografia do cantor estadunidense Ritchie Valens que teve uma carreira meteórica no final dos anos 50. E que infelizmente morreu em um trágico acidente aéreo aos seus 17 anos de idade junto com outros dois talentosos cantores Buddy Holly e The Big Bopper. No dia 3 de fevereiro de 1959 do qual ficou conhecido como o dia em que o rock morreu.

O filme é um drama musical que narra os passos iniciais de Ritchie até sua ascensão e morte. A história começa com Bob Valenzuela, irmão de Ritchie retornando para sua família após alguns anos sem dar notícias. Ele havia acabado de deixar a penitenciaria e estava tentando recomeçar a vida “honestamente”. Convencendo sua mãe e seus irmãos a irem embora de um acampamento de sem terras numa plantação de pêssegos no norte da Califórnia. Bob e Ritchie são muito ligados e o jovem se inspira nos feitos do irmão, apesar de algumas decepções que ele vai culminando durante o decorrer dos eventos. Principalmente perdoa o irmão por ter ficado com a sua primeira paixão, a jovem Rose, que também resolve ir embora com Bob e sua família a espera de viver uma vida diferente e feliz. 



Um tempo depois vivendo ao sul da Califórnia a família Valenzuela, leva uma vida simples e batalhadora, as dificuldades financeiras ainda continuam. Bob é um rebelde sem causa e um marido irresponsável sempre causando barracos com a arrependida Rose. Conie Valenzuela a mãe de Ritchie trabalha como garçonete para manter a casa e o sustento da família. Conie é a que mais acredita no talento de Rechie e tenta fazer de tudo para divulgar o filho para o mundo.

Ritchie é um jovem sonhador e apaixonado pela música, paciente aguenta firme as dificuldades que vai encontrando para divulgar suas músicas. Até que um dia através de alguns empurrãozinhos de sua mãe, o jovem faz um show para os colegiais no ginásio do colégio onde estudava e lá é visto por Bob Keane um caçador de talentos que ajuda a Ritchie a gravar seu primeiro compacto com o sucesso "Come On Let's Go". Daí em diante a carreira do garoto começa a decolar.


O filme é a história de uma pessoa simples que através de seus pequenos gestos e sonhos vão crescendo e cicatrizando as feridas que a dura vida lhe ocasionou. A película é rítmica com a trilha sonora mesclada aos sucessos de Ritchie Valens. Todas as canções foram reinterpretadas para o filme através da banda “Los Lobos”, dando um tom mais energético as músicas e um toque maior de emoção ao filme.


Se vale ou não apena assistir esse filme? Eu lhes digo que vale. Tanto pela nostalgia como também pela fidelidade em representar a história de vida do cantor. Lembrando que o filme já é bem idoso, e talvez não agrade muito a juventude de hoje, mas para as pessoas que curtem assistir um bom filme, e não ligam para o ano de lançamento. Com muita certeza vão gostar de ver “La Bamba”. Ou até mesmo, os fãs de Ritchie Valens que não sabem da existência desse filme, vão adorar conhecer.

Então é isso meus queridos, um grande abraço a todos e até a próxima!