A cada 4 anos é
disputada a Copa do mundo de futebol, e durante o período do torneio o povo
brasileiro veste a camisa da seleção, pinta casas, carros, rostos de verde e
amarelo, empunha com orgulho o Pavilhão Nacional mesmo sem saber quais são os símbolos
nacionais ou a letra do Hino Nacional, se o Brasil é campeão após a final esses
elementos estão presentes mais do que nunca nas ruas em meio a euforia do povo,
e se o Brasil é eliminado o sentimento é de luto total e qualquer coisa que faça
menção ao fatídico dia da eliminação e do torneio são escondidos, guardados o mais
rápido possível, e ficam no armário até o próximo torneio de seleções.
Diante do
exposto uma questão pode ser levantada, porque o brasileiro tem esse sentimento
ufanista apenas durante a Copa? O brasileiro ama seu país, apesar de não ser
uma nação perfeita, todavia culturalmente não existe o culto a bandeira igual em
outros países, por exemplo. O hino nacional é um dos mais belos do mundo, isso
ninguém pode negar, mas poucas pessoas conhecem a letra, e menos pessoas ainda
sabem o significado de algumas palavras. Não sei como é agora, mas no meu tempo
uma vez por semana era cantado no Hino Nacional na escola.
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fonte: http://www.xr.pro.br/Ensaios/Escudo-Brasil.jpg |
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Em suma, o povo
brasileiro – creio que principalmente após 1985 – não tem a cultura de
glorificar seus país – e seus símbolos, exceto em períodos de Copa do Mundo. O povo
ama, mas não demonstra até porque não tem motivo para isso. É claro a cultura
deve mudar o Pavilhão e os demais símbolos devem ser vistos e reproduzidos no
cotidiano popular, a história da bandeira, assim como da nação deve ser falada
e ouvida. Histórias devem ser contadas não só por historiadores, mas também pelos
agentes da história, os senhores e senhoras da melhor idade, que devem ser
valorizados. Isso tudo demanda tempo e uma mudança na mentalidade e cultura de
uma população de mais de 200 milhões, mas o primeiro passo seja dado, senão o
ufanismo será visto apenas de 4 em 4 anos.
Tags: Copa do Mundo, Editorial., Opinião

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