Hoje é o dia do quadrinho nacional. Ou melhor, ontem. Já que não consegui terminar o texto.

Me confesso como um apreciador da nona arte. 
Acho esplendido o quanto os autores conseguem passar tantos sentimentos, tanta alma, tanta vida, usando de traços, cores e balões. Como conseguem que olhemos para alguns pontos mesmo com tantos detalhes? Ainda me pego perplexo com isso.

Confesso que passei a olhar com mais atenção ao mercado nacional apenas nos últimos dois anos, e por isso não conheço tanto. Felizmente, tudo que tenho tido oportunidade de conhecer, tem-se provado de alta qualidade.
Deixarei as tiras para outra postagem.

1-Turma da Monica - Laços - Vitor e Lu Cafaggi

Sinopse: "O Floquinho desapareceu. Para encontrar seu cachorro de estimação, Cebolinha conta com os amigos Cascão, Mônica e Magali e, claro, um plano “infalível”. Em Laços, os irmãos Vitor e Lu Cafaggi levam os clássicos personagens de Mauricio de Sousa a uma aventura repleta de emoção, lembrança e perigos."

                Acho que, assim como grande parte dos brasileiros, aprendi a ler com turma da Monica. Não literalmente, eu acho, mas a turminha sempre esteve presente, e eram bons amigos. Os irmãos Cafaggi conseguiram contar uma história que remete em muito aos filmes do Spielberg.


2-Chico Bento - Pavor Espaciar - Gustavo Duarte

Sinopse: "Tinha tudo para ser mais uma noite tranqüila na Vila Abobrinha. Mas Chico Bento, o seu primo Zé Lelé, o porco Torresmo e a galinha Giserda acabam abduzidos por alienígenas que têm planos sinistros. Em Pavor Espaciar, o autor Gustavo Duarte reinterpreta os personagens de Mauricio de Sousa mesclando perigo, aventura, suspense e humor."

                Chico é a clássica figura do caipira que temos no inconsciente coletivo, e é estranho pensar como fazemos essa associação normalmente. Gustavo Duarte, meu conterrâneo aqui de Bauru, 
entende o que é a figura do caipira e entende também como brincar com esses elementos.

3-Astrounauta - Singularidade - Danilo Beyruth e Cris Peter

Sinopse: ”Em Singularidade, o Astronauta investiga um buraco negro, mas o que era uma missão científica se torna uma aventura muito perigosa. E, desta vez, ele não está sozinho em sua nave! Depois de Magnetar, Danilo Beyruth continua sua releitura do herói espacial de Mauricio de Sousa.”

Astronauta – Magnetar foi o título responsável por abrir o selo Graphic MSP, e tirou isso de letra. Sua continuação mantém o nível, e em alguns pontos é mais profunda, ao menos para esse jovem mancebo que vos escreve. A impressão que tive ao terminar de ler, e que ainda ecoa em minha mente, é que Danilo conseguiu em conjunto as cores da Cris Peter passar pelo olhar do Astronauta tudo que ele está sentindo.

4-A vida de Jonas - Magno Costa

Sinopse: “Um ex-alcoólatra abandonado pela mulher e desempregado lutando para ficar sóbrio e ter sua tão sonhada segunda chance. A Vida de Jonas é uma história sobre corações partidos, amizades testadas, fantasmas pessoais e cicatrizes que não se curam.”

“A Vida de Jonas é uma história sobre corações partidos, amizades testadas, fantasmas pessoais e cicatrizes que não se curam.”
Ao cair, como nos levantamos Como fazemos pra seguir em frente?  Como conseguimos o perdão de qm ferimos? Como damos esse primeiro passo e quebramos a inércia? Como podemos nos entender?
A Vida de Jonas entrou para minha lista de melhores HQ’s já lidas, e cada página é um mergulho na história.

5-O Quarto Vivente - Luciano Salles

Sinopse: “Em 2.177, o Brasil acolheu fraternalmente França para dentro de seu território, pois toda Eurasia, em um processo rápido de quase 60 anos, foi inundada pelos oceanos. Os demais países dessa enorme área,foram da mesma forma, acolhidos por outras nações. É um novo mundo estranho, diferente do que se imaginava, onde o acaso se perdeu e os seres humanos estão totalmente voltados para o único e para o ‘um’. É onde a jovem Juliett-e Mano-n, descobre um método para mudar os caminhos até então percorridos e escolhidos’.”

O que acontece quando o acaso se perde? Ou melhor, o que acontecerá quando o acaso se perder? Quando não passar de ações programadas, quando você tiver tudo pré-estabelecido? Luciano Salles brinca com isso. A impressão que ficou ao terminar de ler foi:
1- eu não entendi o que esse cara quis me falar?; e
 2-eu entendi o que esse cara quis falar?;
E essa não conclusão te levará a reler a história e a refletir sobre ela algumas vezes. Ao menos, essa foi minha experiência com ela.

6-Captar - Camilo Solano e Thobias Daneluz

Sinopse: “Dois ‘causos’ passados numa das maiores metrópoles do mundo, São Paulo, na perspectiva de dois jovens quadrinhistas vindos do interior.
Personagens de suas histórias, os autores narram encontros, desencontros, coincidências e destinos de dois caipiras “modernos” inseridos na cidade grande.”

Essa foi a primeira obra que quis comprar ao chegar na Comic Com. Camilo é um bom amigo. Fizemos uma matéria juntos na época de graduação, e bem me lembro d’uma conversa que tivemos certa vez sobre meias. E o Camilo entende perfeitamente como contar um causo cotidiano, e como te fazer ficar preso, querendo ir para próxima página.

A segunda história do álbum - que na verdade é a primeira na revista - foi a primeira que li do Thobias. Sempre encarei que um quadrinhista que consegue contar uma história sem falar, entende a nona arte e suas possibilidades. E o Thobias nos entregou isso, contando um causo que garanto a você, caro leitor, você já passou por isso alguma vezes.