Desde o surgimento dos sites relacionados a compra e venda é notável a transformação no processo de comodidade e acessibilidade ao produto desejado, sendo que reduz-se todo um processo temporal e consequentemente móvel a simples cliques de mouse e acesso a links específicos.



Há, porém algo a ser pensado como ponto negativo, o contato físico e também sensorial com o objeto desejado. Muitos problemas acarretam-se devido a isso, do consumidor não conhecer e analisar de fato aquilo que consome, mas apenas entregar-se à confiabilidade de terceiros ou na própria sorte lançada ao vento para obtenção de algo que possa lhe ser útil.

Nesse sentido, vemos a força da propaganda, ou mais especificamente do merchandising, de determinado produto atrair a atenção de consumidores sem ao menos ser tocado, cheirado, visto ou sentido por este.

Qual é a diferença então dos sites de compras e das redes sociais de comunicação virtual? Acaso os populares Messenger, Orkut, Badoo, Sonico e os pífios elitizados Twitter e Facebook e vários outros da mesma linha também não são vitrines de exposição de mercadorias? Para que eu " add" alguém são precisos três quesitos:

1 - Conhecer a pessoa e então adicioná-la para massagear o ego e rebater possíveis questionamentos a respeito da não existência nas redes sociais.
2 - Saciar o desejo exibicionista de expor fotos ou compartilhar preferências pessoais que possam exaltar algum ponto adormecido da autoestima, mas que na verdade não são os nossos de verdadeiros gostos.
3 - Exercer o mercantilismo virtual, pondo-me à venda através dos atributos não sensoriais que ali deposito a mim mesmo e também escolho quem é mais atrativo para servir de fantoches em minha lista de contatos e que se apresentem como consumíveis, e  aqui inclusos também a significação pejorativa ou maliciosa, como bem entender.

Que pena ver tantas mentes brilhantes ofuscarem-se com as redes sociais.

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Sobre o Autor:

Bruno Jose Yashinishi, nascido em 27/06/1991. Graduado em História pela Universidade Estadual do Norte do Paraná. Pós graduado em Metodologia do Ensino de Filosofia e Sociologia pela Faculdade São Braz de Curitiba