Desde o surgimento
dos sites relacionados a compra e venda é notável a transformação no processo
de comodidade e acessibilidade ao produto desejado, sendo que reduz-se todo um
processo temporal e consequentemente móvel a simples cliques de mouse e
acesso a links específicos.
Há, porém algo a ser pensado como ponto negativo, o
contato físico e também sensorial com o objeto desejado. Muitos problemas
acarretam-se devido a isso, do consumidor não conhecer e analisar de fato
aquilo que consome, mas apenas entregar-se à confiabilidade de terceiros ou na
própria sorte lançada ao vento para obtenção de algo que possa lhe ser útil.
Nesse sentido, vemos a força da propaganda, ou mais
especificamente do merchandising, de determinado produto atrair a atenção de
consumidores sem ao menos ser tocado, cheirado, visto ou sentido por este.
Qual é a diferença então dos sites de compras e das
redes sociais de comunicação virtual? Acaso os populares Messenger, Orkut,
Badoo, Sonico e os pífios elitizados Twitter e Facebook e vários outros da
mesma linha também não são vitrines de exposição de mercadorias? Para que eu
" add" alguém são precisos três quesitos:
1 - Conhecer a pessoa e
então adicioná-la para massagear o ego e rebater possíveis questionamentos a
respeito da não existência nas redes sociais.
2 - Saciar o desejo exibicionista
de expor fotos ou compartilhar preferências pessoais que possam exaltar algum
ponto adormecido da autoestima, mas que na verdade não são os nossos de
verdadeiros gostos.
3 - Exercer o mercantilismo virtual, pondo-me à venda
através dos atributos não sensoriais que ali deposito a mim mesmo e também
escolho quem é mais atrativo para servir de fantoches em minha lista de
contatos e que se apresentem como consumíveis, e
aqui inclusos também a significação pejorativa ou maliciosa, como bem entender.
Que pena ver tantas mentes brilhantes ofuscarem-se
com as redes sociais.
__________________________________
Sobre o Autor:
Bruno Jose Yashinishi, nascido em 27/06/1991. Graduado em História pela Universidade Estadual do Norte do Paraná. Pós graduado em Metodologia do Ensino de Filosofia e Sociologia pela Faculdade São Braz de Curitiba
Tags: OpiniãodoLeitor
Postar um comentário