Autor: C. S Lewis.
Editora Martins Fontes
Paginas:752

Sinopse:Viagens ao fim do mundo, criaturas fantásticas e batalhas épicas entre o bem e o mal - o que mais um leitor poderia querer de um livro? O livro que tem tudo isso é O leão, a feiticeira e o guarda-roupa, escrito em 1949 por Clive Staples Lewis. Mas Lewis não parou por aí, Seis outros livros vieram depois e, juntos, ficaram conhecidos como As crônicas de Nárnia.
Nos últimos cinquenta anos, As crônicas de Nárnia transcenderam o gênero da fantasia 'para se tornar parte do cânone da literatura clássica. Casa um dos sete livros é uma obra-prima, atraindo o leitor para um mundo em que a magia encontra a realidade, e o resultado é um mundo ficcional que tem fascinado gerações.
Esta edição apresenta todas as sete crônicas integralmente, num único volume magnífico. Os livros são apresentados de acordo com a ordem de preferência de Lewis, cada capítulo com uma ilustração do artista original, Pauline Baynes. Enganosamente simples e direta, As crônicas de Nárnia continuam cativando os leitores com aventuras, personagens e fatos que falam a pessoas de todas as idades, mesmo cinqüenta anos após terem sido publicadas pela primeira vez.


A grande dúvida que as pessoas tem ao se depararem com um livro que já foi transformado em outra mídia é a de que a leitura do mesmo seja válida. Tendo em vista que quase sempre temos acesso a obras literárias através do cinema, fica cada vez mais difícil ler essas obras que passam de uma mídia a outra. O mesmo ocorre quando um livro, após muito tempo, passa para Tv ou cinema, como o caso de "A Guerra dos Tronos" e "o Senhor dos Anéis".

As crônicas de Nárnia, no entanto, vão um pouco mais além. Primeiramente, porque a maioria das pessoas conheceu o filme ANTES do livro (incluso esse que vos fala). Segundo, por se tratar de um "conto de fadas", algo que as pessoas já conhecem e a muito o seu protocolo de interpretação. Terceiro, é um catatau de mais de 700 páginas, uma empreitada que, as primeiras vistas, vai consumir um bom tempo.

Mas a resposta, meu caro, é: SIM, VALE A PENA!

Lewis joga com maestria uma narrativa rica em detalhes de um mundo novo, porém, sem o excessivo detalhismo existente em outras obras, dentro de uma linguagem bem simplificada, própria para crianças. Talvez esse seja um livro que vá ler ao meu filho, mas ainda mais.

Pra quem assistiu os filmes, centrado nas histórias dos quatro grandes reis, o livro trás muito mais detalhes sobre o surgimento de Nárnia, e muito mais afrente do que a filmografia nos exibe. Detalha as terras e países vizinhos, numa saborosa viagem a um mundo encantado, mas de uma forma que sobrepõe ao que Disney nos apresenta, quando relê os famoso contos de fadas em seus longa-metragens.

Não vou constar nada sobre o final, que amarra as grandes lições que deveríamos ensinar a todas as nossa crianças, referentes a amizade, esperança, mas também em fé, na qual os personagens expressam através  da grande figura do leão Aslam.

Falar mais que isso é entrar em detalhes que você precisa descobrir. Uma leitura agradável, sem muitas dificuldades, apesar do volume de folhas. Há várias subdivisões de capítulos que facilitam aos leitores que, como eu, dedicam alguns minutos a esse vício.

Sem mais, boa viagem!