Lá em meados de 2002 quando eu era apenas um jovem gordinho despreocupado com as obrigações do mundo real. Foi a época em que conheci o fascinante mundo de O Senhor dos Anéis criado por J.R.R. Tolkien e representado de forma louvável nos cinemas pelo querido e ex-gordinho Peter Jackson. Naquela época eu fiquei totalmente vidrado em histórias de fantasia sobre mundos e povos fantásticos. E quando já havia sugado todas as obras de Tolkien disponíveis na velha biblioteca do colégio onde estudava, fiquei numa seca desgraçada, clamando por algo a mais relacionado a este universo. Eu necessitava loucamente por mais histórias sobre elfos, anões, orcs e demais criaturas fantasiosas. Foi então que bem escondido no meio de vários dicionários empoeirados de inglês, bem no fundo da biblioteca encontrei um livro chamado “A Pedra Encantada de Brisingamen” de Alan Garner. Um autor desconhecido e um livro com um título no mínimo curioso. Para quem conhece a mitologia nórdica dificilmente iria deixar escapar um livro envolvendo a pedra brisingamen. Mas como eu não fazia a mínima ideia do que significava Brisingamen apenas tive a sorte de encontrar este livro por acidente e sentir interesse em ler.
Nota: "Na mitologia nórdica, Brisingamen é um colar da deusa da beleza e do amor Freya. Os poucos que o viram juraram que o artefato é o mais bonito sobre o qual já colocaram os olhos."
No livro a trama se desenrola com os irmãos Colin e Susan, que vão passar um tempo na casa da ex-governanta de sua mãe a fazenda de Highmost Redmanhey. Um local isolado dos centros urbanos que tem um toque de serenidade mas também é onde coisas estranhas começam a acontecer. Um certo dia perseguidos por estranhas figuras, Colin e Susan são salvos por um mago, que os leva para as profundezas das cavernas de Fundindélfia. Lá, as crianças envolvem-se num confronto entre o bem e o mau para recuperar Fogofrio, a pedra encantada de Brisingamen, tornando sua estada na fazenda Highmost Redmanhey uma emocionante aventura.
É um livro de linguagem e detalhamento moderada que vai conduzindo o leitor de forma curiosa por esse novo mundo encantado. Os personagens são carismáticos. E o final do livro é bem emocionante, é uma ótima dica de leitura para quem gosta bastante de histórias de fantasia. É um livro obrigatório para os apreciadores de mundos fantásticos.
Postar um comentário